terça-feira, 28 de março de 2017

SEMANA DA LEITURA - DIÁRIO

Dia 28 de Março, segundo dia da Semana da Leitura.

De acordo com o nosso programa, continuamos com as visitas à Feira do Livro. Hoje tivemos a visita da sala dois do Jardim de Infância. A magia dos livros na vida e imaginário das crianças.
















Depois todas as turmas do 1º ciclo, Palavrearam com a Poesia.
Ouviram e leram e experimentaram escrever poesia, recorrendo a algumas técnicas de escrita criativa.
Eis alguns dos resultados:

Inventar uma tabuada

três vezes um não há nenhum

três vezes dois eram os bois

três vezes três falo inglês

três vezes quatro vou ao teatro

três vezes cinco uso um brinco

três vezes seis ponho os anéis

três vezes sete tocou na cassete

três vezes oito comi um biscoito

três vezes nove olha o que chove

três vezes dez deixa lá a timidez.

SC1 – 3º ano


três vezes um zum

três vezes dois bois

três vezes três inglês

três vezes quatro teatro

três vezes cinco brinco

três vezes seis reis

três vezes sete cassete

três vezes oito biscoito

três vezes nove chove

três vezes dez pés a cheira a chulé.

SC1 - 1º ano


Pretérito Perfeito conta um história

Eu cantei
Tu dançaste
Ele ouviu
Nós tocamos
Vós saltastes
Eles sorriram de orelha a orelha.

Eu acordei
pensei
escrevi
estudei
dancei
desenhei
cantei
saltei
sorri
brinquei
gritei.... golooooooooooooo!

****
trabalhei
acordei estourada!

****

sonhei
pensei que estava de férias!

****

cantei
fiquei muito feliz!

SC3 – 3º ano

















Eu estudei
Tu brincaste
Ele trabalhou
Nós dormimos
Vós ajudastes
Eles passearam

Eu estudei
brinquei
trabalhei
dormi
ajudei
passeei como uma andorinha!

SC2 – 1º ano

Letra imposta

Livro

O livro é
lindo
limpo
luminoso
e leve como uma borboleta!

Dalila - SC3 – 2º ano

O Sol é
Silencioso
Solarengo
Sorridente
Simpático como eu!

Lara Raquel – SC3 – 2º ano

O Boi é
bonito
birrento
berrante
belo como uma noite estrelada!

Afonso – SC3 – 2º ano

A Luana é
linda
limpa
luminosa
livre
mas lenta como uma tartaruga!

Brincar com rimas

A leitura posso escolher,
para me poder comover.
É preciso sonhar para crer,
e voar para conhecer.
Eu adoro escrever,
e assim o mundo ver.
Muita leitura vou fazer,
para poder vencer.
Eu quero saber,
para não ter que sofrer.
Na escola vou obter,
conhecimentos a valer,
para de ninguém depender.
Ler poesia é trazer,
formas de viver.

SC3 – 2º ano


Foi um dia trabalhoso mas proveitoso.


Veremos amanhã o que nos reserva a Semana da leitura!

Ah! Já apareceram alguns pais para ler em família e não só!



Sem comentários:

Enviar um comentário