terça-feira, 24 de maio de 2016

FESTA DA CEREJA - CONCURSO DE ESPANTALHOS


O CESC aderiu à iniciativa do município e apresentou a concurso "O casal de apanhadores de cereja", construídos com vasos e palha.
 
 

MUSEU MUNICIPAL - BRINQUEDOS DE OUTROS TEMPOS

No âmbito das comemorações do 10º aniversário do Museu Municipal, a turma SC2 participou no Workshop de brinquedos tradicionais, onde as meninas puderam fazer bonecas de folhas e barbas de milho, e os rapazes puderam fazer fisgas e ver fazer piões.
Os alunos gostaram destes brinquedos, que fizeram as maravilhas dos seus pais e avós.





MUSEU MUNICIPAL - APADRINHAMENTO


Barco Rabelo
No dia 18 de maio, a turma SC2 foi visitar o Museu Municipal de Resende, que comemora 10 anos da sua existência.
Depois de visitarmos o Museu, escolhemos o Barco Rabelo para ser nosso “afilhado” porque foi um barco que transportava o vinho do Porto pelo rio Douro até Vila Nova de Gaia.
Descobrimos que o barco tinha a capacidade de transportar entre 50 a 55 pipas de vinho. Quando o rio Douro estava demasiado baixo ou a corrente estava muito forte, as vacas, na margem, ajudavam a arrastar o barco através de cordas.
Gostamos desta descoberta e de apadrinhar o Barco Rabelo.




Ciências experimentais (CESC)


Ao longo do ano, todo o trabalho experimental desenrolou-se com a preocupação de desenvolver experiências, tarefas e materiais pedagógicos no domínio científico e que fossem apreciadas pelos alunos, de forma a promover o gosto pela ciência e a necessidade de uma postura rigorosa e crítica aos diferentes fenómenos.

Para cada tema, fez-se uma sequência de atividades com várias questões- problema. Para cada questão, foi elaborada uma ficha de registo contendo os vários passos. As fichas de registo foram construídas para desenvolver a sua competência de planear (o que vamos mudar; o que vamos observar; o que vamos manter; o que e como vamos fazer…), encorajando os alunos a encontrar resposta para as suas ideias através da experimentação.

A avaliação das aprendizagens foi feita através de exercícios (questões) e de textos (reflexão sobre o que fizeram, sobre o processo de cada tarefa) conforme se iam realizando as atividades experimentais. O objetivo do texto escrito era fazer com que o aluno refletisse sobre o que fez.

As atividades foram sugestivas e promoveram o estímulo e a participação dos alunos que se envolveram bastante, existindo uma interação positiva entre eles. Contribuíram para a aprendizagem e desenvolvimento das competências técnicas e, também, para a utilização de novo vocabulário.

Tema: Sementes; germinação e crescimento

Questão-problema/Resultados observados:

Como se podem agrupar sementes diversas?

Podemos agrupar as sementes pela cor, tamanho, forma, textura…
 
 
 
 













Como se comportam sementes diversas quando colocadas em água?

As sementes colocadas em água podem aumentar de volume, ficar enrugadas, amolecer, mudar de cor ou ficar iguais.
 

 




O que acontece às sementes depois de terem sido colocadas em água?

Depois de colocadas em água as sementes germinam: rebenta o tegumento, aparece o embrião, aparecem a radícula e o caulículo, crescem o caule e a raiz, nascem as primeiras folhas...






SC2
 


terça-feira, 10 de maio de 2016

15 DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

A família é considerada a unidade básica da sociedade. É o vínculo afetivo mais valorizado. O Dia Internacional da Família, que se celebra cada ano no dia 15 de maio, foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da resolução 47/237 de 20 de setembro de 1993, com o objetivo de aumentar o grau de consciência e de reflexão sobre todos os temas que rodeiam a família, como também fomentar os laços familiares.
 

O que é a família?
A família é muito mais que uma composição formada por pessoas que compartilham laços sanguíneos, como pais, avós, tios, primos, sobrinhos, netos... Hoje em dia as famílias se transformaram muito devido às mudanças socioculturais, econômicas e religiosas.
É muito importante a vida em família, pois as pessoas necessitam umas das outras. Além disso, compartilhar momentos de afetividade com a família só faz bem para as crianças porque traz mais proximidade, calor humano, harmonia, amor, carinho, sentimentos que as pessoas precisam para serem felizes.



Neste Dia Internacional das Famílias, é importante que os pais, especialmente, revejam os seus conceitos e o seu papel e posição diante dos filhos e entre eles. É necessário que todos os membros da famílias assumam as suas responsabilidades dentro do lar para que a família esteja equilibrada. A celebração do Dia Internacional da Família é uma grande oportunidade para que as famílias demonstrem e reflitam sobre como melhorar a relação entre todos.
 

A celebração do Dia Internacional da Família visa, entre outros objetivos, destacar:

  • A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades desta;
  • Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.




Por isso, neste dia, faça algo em família.
Faça:

  • um piquenique;
  • uma caminhada;
  • veja um filme.
  • jogue jogos;
  • faça uma peça de teatro familiar;
  • faça um espetáculo musical familiar.

Outra sugestão: participe na atividade da Associação de Pais do CER e da EB/2, que terá lugar no Largo da Feira de Resende, das 10h00 às 11h30. Atividades lúdicas e de dança.

Apareça! E leve toda a família!



MERCADO ANTIGO

O Agrupamento de Escolas levou a cabo o projeto Mercado Antigo, cujo objetivo principal era a angariação de fundos para os alunos mais carenciados do Agrupamento, fomentando ao mesmo tempo a solidariedade e o voluntariado.
Tendo em conta o cariz do evento, o CESC não podia deixar de participar.
Assim, solicitada a colaboração e participação de todos os alunos, a adesão foi em massa, tendo angariado produtos diversificados, de muita qualidade, que na venda prefez um total de 130,00 euros.
Foi interessante ver, a forma como as crianças aderiram à generalidade das atividades, o entusiasmo como venderam os produtos, a preocupação e gosto em se vestirem à época, e a alegria de estarem a ajudar quem mais precisa.
Foi sem dúvida uma excelente iniciativa do Agrupamento, que abriu as portas, da escola, a toda a comunidade local, e que proporcionou momentos não só de solidariedade e voluntariado, mas também de pura diversão e entretenimento.
 
Uma experiência a repetir.


 

quinta-feira, 5 de maio de 2016

DIA MUNDIAL DA DANÇA


Dança é a arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, em geral ao som de música.
Mas o significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como um meio para adquirir conhecimentos, como opção de lazer, fonte de prazer, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação.
Nesse sentido e com o objetivo de comemorar o dia Mundial da Dança, o CESC e a AEC Movimento e Drama, organizaram um workshop de HIP HOP ("balançar os quadris"), com o Prof. Roberto Sabença, da Escola ArtDance, de Lamego.
Foi uma forma de os alunos experimentarem uma forma de arte diferente, que os ajuda a combater medos e vergonhas, que os ensina a utilizar o corpo para comunicar e sobretudo que permite a descontração e diversão.
Assim, os alunos puderam realizar alguns jogos lúdicos de iniciação à dança, aprender alguns passos básicos do género e enfrentarem-se numa battle (uma batalha de gestos e movimentos).
Consideramos que foi uma atividade benéfica para os alunos que participaram do ponto de vista psico-motor, mas também do ponto de vista do ânimo e relaxamento.
Uma excelente forma para se prepararem para as fichas de avaliação.
Queremos, no entanto, agradecer ao Prof. Roberto Sabença, a gentileza e amabilidade que teve em, gratuitamente, se deslocar a S. Cipriano e, como só ele sabe, passar alguns ensinamentos na área da dança.
 
Obrigada!
 
 

DIA DA MÃE

Mãe

Conheço a tua força, mãe, e a tua fragilidade.
Uma e outra têm a tua coragem, o teu alento vital.
Estou contigo mãe, no teu sonho permanente na tua esperança incerta
Estou contigo na tua simplicidade e nos teus gestos generosos.
Vejo-te menina e noiva, vejo-te mãe mulher de trabalho
Sempre frágil e forte. Quantos problemas enfrentaste,
Quantas aflições! Sempre uma força te erguia vertical,
sempre o alento da tua fé, o prodigioso alento
a que se chama Deus. Que existe porque tu o amas,
tu o desejas. Deus alimenta-te e inunda a tua fragilidade.
E assim estás no meio do amor como o centro da rosa.
Essa ânsia de amor de toda a tua vida é uma onda incandescente.
Com o teu amor humano e divino
quero fundir o diamante do fogo universal.

António Ramos Rosa, in 'Antologia Poética'





 
 E como não podia deixar de ser, mantendo a tradição, a Escola: professores e alunos, elaboraram uma prenda para a mãe, em forma de agradecimento por tudo o que fazem pelos seus filhos, e para as parabenizar  por este dia.