terça-feira, 26 de abril de 2016

A UNIVERSIDADE SÉNIOR E O TEATRO

No passado dia 12 de Abril, o CESC teve a honra de receber os alunos do Grupo de Teatro da Universidade Sénior de Resende, brilhantemente encenados pela Professora Dulce Pereira.
Fomos brindados com a peça "As 3 abóboras", do livro Teatro às 3 pancadas, de António Torrado. Livro da Educação Literária, de leitura indicada ao 4º ano de escolaridade.
Trata-se de uma peça com vários ensinamentos, nomeadamente de honestidade, de trabalho, interajuda e de simplicidade. E quem melhor do que os anciãos para passar estas mensagens aos nossos alunos.
Foi sem dúvida um belo momento inter geracional.
E que bem soube ver a atenção e o respeito com que os alunos assistiram à dramatização.
A Universidade Sénior está mais uma vez de parabéns, neste caso, os seus atores e encenadora.
E aqui está a prova de que nunca somos velhos de mais para aprender, que estamos toda a vida a aprender, e que as crianças têm muito a aprender com os mais experientes.
 
Obrigada pela oportunidade!




 

25 DE ABRIL - DIA DA LIBERDADE


A fim de sinalizar mais uma comemoração do 25 de Abril de 1974, a BECESC lançou o desafio aos seus alunos de tentarem perceber o que foi a Revolução dos Cravos, quem foram os seus autores, os simbolos e em especial as suas consequências.

Elaborada a pesquisa, foram criados trabalhos em power point, e posteriormente apresentados aos restantes colegas, e uma exposição com as conclusões retiradas.

Para marcar o dia, fizeram-se também cravos em papel crepe, cujo objetivo é provovar curiosidade em casa, em família e assim levar à partilha do que foi viver antes do 25 de abril e viver a revolução, por parte dos avós, e saber o que pensam os pais da Revolução que trouxe a Liberdade.


 

 

DIA MUNDIAL DO LIVRO

A 23 de Abril celebra-se o dia mundial do livro, por ter sido nesta data que os notáveis escritores  Miguel de Cervantes e William Shakespeare faleceram.

De qualquer forma, a Biblioteca Escolar do CESC não podia deixar passar em branco esta data, e levou a cabo uma série de iniciativas, que visam sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância dos livros

 
 
 
 

DIA MUNDIAL DA TERRA

Celebrou-se no dia 22 de Abril, o Dia Mundial da Terra.

Todos sabemos e sentimos as alterações climáticas que o planeta tem sofrido.
E o que temos feito nós para o impedir?
Seguindo a velha máxima, "o futuro é das crianças", importa sensibiliza-las para esta temática, e incutir-lhes a vontade de fazer a diferença.
Assim, a turma M5, do 2º ano do Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, ofereceu aos alunos do nosso centro a dramatização da obra "A Girafa que comia Estrelas".
Agradecemos a partilha e desejamos que de "grão a grão", de ação em ação, se possa dizer que "devagar se vai" conseguir atingir os objetivos de preservar a Mãe Terra, pois ao contrário do que se possa pensar"quem tudo quer tudo perde".


"A girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, é um brevíssimo conto infantil cheio de imaginação e fantasia. Tem por protagonista a girafa Olímpia e a galinha do mato Margarida, duas amigas inseparáveis. A girafa, de pescoço desmedido, passa o tempo a furar as nuvens, para tentar ver os anjos, e, à noite, engole as estrelas do céu, que lhe causam alguma ardência no estômago. A galinha do mato, também adora as nuvens e coleciona objetos brilhantes, como o olho de vidro do pirata da perna de pau. Um dia, a savana onde viviam fica sem nuvens e o sol começa a secá-la. As duas amigas procuram nuvens em céus distantes e sopram-nas para a savana. E, porque a girafa era muito atreita a constipações, com um espirro, consegue chuva suficiente para encher de verde tenro a savana doente de seca. A escrita, muito clara e ágil, convida a uma fácil leitura que as ilustrações enchem de colorido e graça. Eis um livro bem adequado ao pequeno leitor a que se destina."

sexta-feira, 1 de abril de 2016

3º PERÍODO

A primavera chegou.
As flores estão a desabrochar.





 As crianças quase a chegar.
E nós estamos prontos para as receber!