terça-feira, 8 de março de 2016

CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

                         
 Ciências experimentais pela turma SC2 (4.º ano)

No mês de janeiro voltámos a fazer novas experiências. Desta vez, exploramos o efeito da temperatura na mudança de estado físico e a inversão dos processos de solidificação e de fusão no caso da água. Como em todas as experiências começamos pela observação e identificação dos materiais que vamos usar. Depois de lançada a questão-problema, formulámos as nossas hipóteses, trocamos e expomos as nossas ideias. Segue-se a experimentação e o registo das observações efetuadas. Por fim, discutimos os resultados e elaboramos uma conclusão.
Questão-problema/Resultados observados:
Como se distinguem os sólidos dos líquidos?
Concluímos que o azeite, o álcool e o leite são líquidos porque formam gotas e não mantêm a sua forma. O sal, a manteiga e o açúcar são sólidos porque não formam gotas e mantêm a sua forma.




Qual é o efeito da temperatura no estado físico?
Verificamos que, a temperaturas inferiores a 0º C, o azeite e a água solidificaram. O álcool não se alterou e o sal, a manteiga e o chocolate continuaram sólidos.
A temperaturas superiores a 0ºC o azeite, o álcool, a água e o sal não se alteraram. A manteiga e o chocolate fundiram.






Depois de solidificar ou de fundir, a água pode voltar ao estado físico inicial?
Sim, a água pode voltar ao seu estado inicial devido à alteração de temperatura adequada.


O que acontece à massa e ao volume de água quando muda de estado físico?

Verificamos que, quando a água passou do estado líquido para o estado sólido, o volume aumentou e a massa manteve-se. Quando a água passou do estado sólido para o estado líquido o volume diminuiu e a massa manteve-se.


Sem comentários:

Enviar um comentário