terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A TRADICIONAL FOLIA DO CARNAVAL





                                                        DESFILE DE CARNAVAL

O Carnaval é uma festa que é marcada pelo "adeus à carne", como o seu próprio nome em latim "carnis levale" o indica, que a partir dela se fazia um grande período de abstinência e jejum, a Quaresma. Para a sua preparação havia uma grande concentração de festejos populares. Cada lugar e região brincava a seu modo, geralmente de uma forma propositadamente extravagante, de acordo com seus costumes.

Contam os nossos avós que, quando eram jovens, viviam o Carnaval de uma forma simples e com rituais que lhes permitiam divertir-se e viver está época de uma forma despreocupada.
As raparigas elaboravam um "compadre" e os rapazes uma "comadre" e durante três dias divertiam-se a tentar "roubar" e a esconder os seus "bonecos", para que no dia de carnaval, a terça feira de entrudo, pudessem fazer o funeral – queimando – do compadre e da comadre. Era também tradição ler o testamento, onde se podia ser atrevido e satírico, ao deixar coisas a pessoas e personalidades.


Assim, no intuito de aproximar este estabelecimento ao meio envolvente em que está inserido, mais uma vez se realizou o cortejo de Carnaval. Este ano sobre o tema "Os continentes", a escola saiu à rua e dirigiu-se a uma tradicional eira, bem no centro da comunidade, onde se pode dançar, ao som de músicas tradicionais de cada um dos continentes, correr a comadre e o compadre, fazer "mantas secas", ler o testamento e por fim fazer o enterro dos ditos.

Sem comentários:

Enviar um comentário